terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DICA 5 : PALIO FIRE 1.0 8V SEM COMPRESSÃO

O VEICULO CHEGOU NA OFICINA EM UM CAMINHÃO GUINCHO  POIS O MESMO ESTAVA COM O MOTOR SEM COMPRESSÃO. AO ANALISAR A CAUSA DA FALTA DE COMPRESSÃO, NOTEI QUE AS VÁLVULAS DE DESCARGA ESTAVAM TORTAS EM FUNÇÃO DE GOLPES QUE RECEBERAM DOS PISTÕES. AO ANALISAR A CORREIA DENTADA, A MESMA ESTAVA INTACTA SEM QUEBRAS OU FALTANDO DENTES. AO ABRIR A TAMPA DE VÁLVULAS  PARA UMA AVALIAÇÃO, NOTEI QUE O EIXO DO COMANDO ESTAVA TOTALMENTE SECO SEM LUBRIFICAÇÃO; ENTÃO PROCEDI A DESMONTAGEM DO EIXO DO COMANDO PARA ANALISE. APÓS A REMOÇÃO DO EIXO DO COMANDO, EU PUDE VER QUE O DUTO AUXILIAR DO ÓLEO; ESTAVA TOTALMENTE ENTUPIDO E ISTO NÃO DEIXAVA O ÓLEO CHEGAR AOS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO E AOS CÂMES. E CONSEQUENTEMENTE AO TUCHOS. POR CAUSA ESTE ENTUPIMENTO OS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO FUNDIRAM-SE E ISTO FEZ O EIXO PARAR.; AO PARAR O EIXO, A (POLIA) QUE É TRACIONADA PELA CORREIA DENTADA CORREU!... ESTA SITUAÇÃO FEZ CORRER TAMBÉM O PONTO DE MONTAGEM NO EIXO DO COMANDO; QUE NESTE MODELO DE MOTOR NÃO USA CHAVETA  NO EIXO DO COMANDO PARA TRAVAR A POLIA, ESTA SITUAÇÃO LEVOU A INTERFERÊNCIA DOS PISTÕES JUNTO AS VÁLVULAS DE DESCARGA.

NESTE CASO O PROPRIETÁRIO TEVE UM POUCO DE SORTE. QUANDO AS VÁLVULAS ENTORTARAM O MOTOR PAROU E ISTO FEZ COM QUE O DANO AO EIXO DO COMANDO NÃO FOSSE FATAL.

SOLUÇÃO: LIMPEZA OU TROCA DO DUTO DE LUBRIFICAÇÃO JUNTO AOS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO. ESTE PROBLEMA NÃO FAZ ACENDER A LUZ DO ÓLEO!




DUTO DE LUBRIFICAÇÃO FIXADO POR TRÊS PARAFUSOS NOS MANCAIS




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DICA 4: XSARA PICASSO 2.0 16V 2004

ESTE VEICULO CHEGOU NA OFICINA COM OS SEGUINTES DEFEITOS:
MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR, MOTOR FALHANDO LOGO APÓS A PARTIDA E EM MARCHA LENTA, DIFICULDADE NA ACELERAÇÃO; PORÉM RODAVA BEM EM ALTA ROTAÇÃO. SEGUNDO A PROPRIETÁRIA , ULTIMAMENTE A LUZ DE ANOMALIA DA INJEÇÃO ESTAVA FICANDO ACESA O TEMPO TODO. AO ANALISAR O VEICULO COM UM SCANER, FOI DETECTADO OS SEGUINTES CÓDIGOS: MISTURA POBRE, TEMPERATURA FORA DA FAIXA, SENSOR DE PRESSÃO DA DIREÇÃO. FOI EXECUTADO O PROCEDIMENTO DE RESET DO MÓDULO DA INJEÇÃO; APÓS O RESET O VEICULO NÃO DEU MAIS A EXPLOSÃO APÓS A PARTIDA NO MOTOR. AO ANALISAR  A PRESSÃO E VASÃO DO COMBUSTÍVEL COM UM MANÔMETRO SE PODE OBSERVAR A BAIXA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL DA BOMBA E VAZÃO MUITO PEQUENA.


SOLUÇÃO DO PROBLEMA: TROCA DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL QUE VAI DENTRO DO TANQUE.

APÓS A TROCA DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, O VEICULO VOLTOU A FUNCIONAR MUITO BEM. A LAMPADA DE ANOMALIAS VOLTOU A ACENDER NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, MÁS DESTA VEZ ERA SOMENTE POR CAUSA DO SENSOR DE PRESSÃO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA. TROCADO O SENSOR O VEICULO ENTROU EM TOTAL NORMALIDADE.


                                                             BOMBA DE COMBUSTÍVEL


OBSERVAÇÃO! TEM QUE SE REMOVER O TANQUE POR COMPLETO PARA REALIZAR A TROCA DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, POIS NÃO EXISTE A JANELA DE INSPEÇÃO NO MONOBLOCO DESTE VEICULO.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

DICA 3: LOGAN 1.0 16V FLEX 2010 / PRISMA 1.4 8V 2010

VEICULO COM FALHA E EXPLOSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO.
O PROPRIETÁRIO DO VEICULO RELATOU QUE APÓS ENCHER O TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM GASOLINA ADITIVADA E  TER SAÍDO EM VIAGEM E QUE APÓS ALGUMAS DEZENAS DE QUILÔMETROS RODADOS, O VEICULO COMEÇOU A ENGASGAR E EM BAIXA ROTAÇÃO ESTAVA ACONTECENDO UMAS EXPLOSÕES NO MOTOR; ENTÃO ELE SE DIRIGIU ATÉ UM POSTO DE COMBUSTÍVEL E REABASTECEU COM ÁLCOOL O RESTANTE DO TANQUE. APÓS TER REABASTECIDO, O PROPRIETÁRIO NOTOU UMA MELHORA NO DESEMPENHO DO VEICULO. APÓS RETORNAR DE SUA VIAGEM O MESMO DIRIGIU-SE ATÉ A MINHA OFICINA E FEZ ESTE RELATO ACIMA DESCRITO:

AO LIGAR O VEICULO DE CARA NOTEI QUE AVIA FALHA NOS CILINDROS DE FORMA ALTERNADA; PERGUNTEI AO PROPRIETÁRIO SE O MESMO AVIA  FEITO A TROCA DAS VELAS E ELE ME DISSE QUE NÃO. AO OBSERVAR A QUILOMETRAGEM DO VEICULO PERCEBI QUE ERA DE ; 49.000 KM.  ANTES DE SAIR TROCANDO QUALQUER COISA OU SCANEAR O VEICULO, TRATEI  DE ANALISAR AS VELAS E PUDE OBSERVAR QUE AS MESMAS ESTAVAM DESGASTADAS E COM MUITO ÓXIDO NOS SEUS ELETRODOS QUE CERTAMENTE  ESTAVAM EM CURTO CIRCUITO ATRAVÉS DA PORCELANA DE ISOLAMENTO. HAVIA UM FORTE CHEIRO DE SOLVENTE NA VELA, CERTAMENTE POR COMBUSTÍVEL ADULTERADO.

O CASO DAS EXPLOSÕES, ERAM ORIUNDAS DO COLETOR DE ADMISSÃO. O FATO OCORRIA  PELA FALTA DE COMBUSTÍVEL NA CÂMARA DE EXPLOSÃO?
SIM! POR FALTA NA CÂMARA! E PORQUE? PORQUE NO MOMENTO EM QUE HAVIA A FALHA DAS VELAS O COMBUSTÍVEL QUE ESTAVA NA CÂMARA PARA SE QUEIMADO, SAIU PELA DESCARGA; AO CHEGAR NA SONDA LAMBDA A MESMA DETECTAVA MISTURA RICA (EXCESSO DE COMBUSTÍVEL)) E INFORMAVA A CENTRAL ELETRÔNICA TAL SITUAÇÃO; AI NESTE MOMENTO A CENTRAL DA INJEÇÃO TENTAVA CORRIGIR A MISTURA CORTANDO O COMBUSTÍVEL NA PRÓXIMA FASE, ISTO FAZIA COM QUE FALTASSE COMBUSTÍVEL SUFICIENTE PARA TAL REGIME DE ROTAÇÃO DO MOTOR E FAZENDO COM QUE A CHAMA DA VELA SE PROPAGASSE ATRAVÉS DA VÁLVULA DE ADMISSÃO INDO DE ENCONTRO AO COMBUSTÍVEL QUE ESTAVA PARA SER INJETADO NOS CILINDROS.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! O MESMO DEFEITO FOI CONSTATADO EM UM VEICULO PRISMA 1.4 FLEX E QUASE O MESMO RELATO DO PROPRIETÁRIO.

SOLUÇÃO: TROCA DAS VELAS DE IGNIÇÃO POR VELAS NOVAS DE 1° LINHA




                                               FOTO DAS VELAS DO LOGAN 1.0 16 V FLEX



                                 FOTO DAS VELAS DE IGNIÇÃO PRISMA ECONOFLEX

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DICA 2: VEICULO CORSA 1.4 VHC 2010 FALTA DE POTÊNCIA AO LIGAR O AR CONDICIONÁDO

AO  PROPRIETÁRIO DO VEICULO AO CHEGAR NA OFICINA FOI LOGO FANDO; O MEU CARRO PERDE A POTÊNCIA! QUANDO EU LIGO O AR CONDICIONADO E COLOCO O BOTÃO DA  VENTILAÇÃO NO MÁXIMO!

ENTÃO PEDI QUE DEIXASSE O VEICULO NA OFICINA PARA QUE EU PUDESSE FAZER UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO. QUANDO EU ABRI O CAPÔ DO MOTOR FUI DIRETO NA BATERIA., MÁS PORQUE EU FIZ ISTO? PELO RELATO QUE EU ACABARA DE ESCUTAR DO PROPRIETÁRIO, QUE QUANDO ELE LIGAVA O AR E A VENTILAÇÃO NA POSIÇÃO MÁXIMA.  QUANDO O CONDUTOR DE UM VEICULO EQUIPADO COM AR CONDICIONADO ACIONA O BOTÃO DO AR , É EXIGIDO DA BATERIA UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE CORRENTE (AMPERE) E UMA (TENSÃO) DE 12 VOLTS.

A BATERIA DESEMPENHA MAIS DE UMA FUNÇÃO. A PRIMEIRA É ACUMULAR A ENERGIA PRODUZIDA PELO O ALTERNADOR; A SEGUNDA É SERVIR DE ESTABILIZADOR PARA QUE NÃO  HAJA QUEDA DE TENSÃO E CORRENTE QUANDO FOR EXIGIDA UMA FORTE DEMANDA DE CORRENTE.

SE POR ACASO UMA BATERIA ESTIVER RUIM OU FORA DA ESPECIFICAÇÃO DE  FÁBRICA, (SUA AMPERAGEM)  CERTAMENTE FARÁ O ALTERNADOR TRABALHAR NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE E TENSÃO PARA QUE SEJA SUPRIMIDA A DEMANDA DE CARGA.

BOM! VOLTANDO. FUI DIRETO A BATERIA E PARA A MINHA NÃO SURPRESA!
DEI DE CARA COM UMA BATERIAZINHA MIXURUCA DE 45HA (AMPERES). PUTS...
NO CASO QUANDO O AR CONDICIONADO ERA ACIONADO E PRECISAVA DE MAIS CORRENTE (AMPERAGEM) A BATERIA ARRIAVA E CHEGAVA ATÉ A FERVER. ENTÃO AO MEDIR  A CORRENTE GERADA PELO ALTERNADOR PUDE CONSTATAR COM UM AMPERÍMETRO  QUE O ALTERNADOR ESTAVA NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE.

QUANDO UM ALTERNADOR TRABALHA EM SEU PICO MÁXIMO DE PRODUÇÃO DE CORRENTE, O MESMO FICA MUITO PESADO PARA GIRAR, E COMO O ALTERNADOR É ACIONADO PELA CORREIA DE SERVIÇO TOCADA PELO MOTOR PRINCIPAL, QUE ACABA POR PERDER POTENCIA QUANDO EM DESLOCAMENTO COM AR CONDICIONADO LIGADO.

SOLUÇÃO:

TROCA DA BATERIA DE 45HA (AMPERES) POR UMA DE 60HA (AMPERES ) DE PREFERÊNCIA 1° LINHA.

TAMBÉM FOI TROCADO  O FILTRO DE AR QUE ESTAVA MUITO SUJO. DEPOIS DA MANUTENÇÃO O CARRO SE MOSTROU SATISFATÓRIO NOVAMENTE.








DICA 1: PALIO FIRE 1.0 8V ANO 2004

 O VEICULO CHEGOU EM MINHA OFICINA COM UMA PANE INTERMITENTE.
DE VEZ EM QUANDO O VEICULO CORTAVA A SUA FORÇA COMO SE FOSSE
FALTA DE COMBUSTÍVEL, AS VEZES ATÉ O MOTOR MORRER. QUANDO SOLICITADA A  PARTIDA O MOTOR ATÉ PEGAVA; MÁS NÃO LEVANTAVA A ROTAÇÃO QUANDO SE PISAVA NO ACELERADOR.

 O VEICULO JÁ HAVIA PASSADO EM OUTRAS OFICINAS, ONDE TROCARAM PEÇAS E NÃO OBTIVERAM SUCESSO. FAÇO ESTE TIPO DE OBSERVAÇÃO PARA QUE VOCÊS QUE ESTÃO ENTRANDO NO RAMO DE REPARAÇÃO OU MESMO AQUELES PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM  NO RAMO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA. TENHAM MUITO CUIDADO  NA HORA DE FAZER O DIAGNÓSTICO! PARA NÃO TROCAR PEÇAS SEM A DEVIDA NECESSIDADE.


QUANDO COMECEI O DIAGNÓSTICO  DO VEICULO; VI QUE JÁ HAVIAM TROCADO MUITAS PEÇAS COMO; CORPO DA BORBOLETA , ONDE SE ENCONTRA O ATUADOR DE MARCHA LENTA E TAMBÉM O POTENCIÔMETRO DA BORBOLETA (SENSOR); TAMBÉM TROCARAM O FILTRO DE COMBUSTÍVEL, BOMBA DE COMBUSTÍVEL , REGULADOR DE PRESSÃO.

AO FAZER UM TESTE DE PISTA NOTEI QUE SE TRATAVA DE FALTA DE COMBUSTÍVEL ; MÁS NÃO ERA FALTA DE COMBUSTÍVEL NO TANQUE E NEM TÃO POUCO NA LINHA DE PRESSÃO E VAZÃO QUE SAI DO TANQUE E VAI ATÉ O MOTOR; E SIM NOS BICOS INJETORES.

AO INSPECIONAR  O SENSOR PRESSÃO ABSOLUTA (MAP) NOTEI QUE O MESMO ESTAVA CONTAMINADO COM RESÍDUO DE ÓLEO ORIUNDO DO RESPIRO DOS VAPORES DE ÓLEO QUE CHEGA NA ADMISSÃO ATRAVÉS  DE UMA MANGUEIRA, QUE LIGA A TAMPA DE VÁLVULAS À ADMISSÃO ONDE ESTÁ ALOJADO O SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA (MAP) . O RESÍDUO DO ÓLEO LUBRIFICANTE EM CONTATO COM O  SENSOR MAP NÃO DEIXA O SENSOR TRABALHAR DIREITO.

 ISTO FAZ COM QUE O SENSOR MAP PASSE UMA INFORMAÇÃO ERRADA PARA O MÓDULO DE INJEÇÃO (UCE) FAZENDO COM QUE A MESMA FAÇA CÁLCULOS ERRADOS PODENDO ENRIQUECER A MISTURA AR COMBUSTÍVEL OU EMPOBRECER A MISTURA. NO CASO DO DEFEITO ACIMA DESCRITO ERA EMPOBRECIMENTO DA MISTURA FAZENDO COM QUE HOUVESSE  EM DETERMINADOS MOMENTOS O CORTE TOTAL DO COMBUSTÍVEL NOS BICOS INJETORES.

AINDA FOI FEITO UMA LIMPEZA DO SENSOR MAP COM DESCARBONIZANTE , EM UM INSTANTE PENSEI QUE HAVIA RECUPERADO O SENSOR MAP QUE POR  UMAS HORAS RESPONDEU A ACELERAÇÃO, MÁS LOGO O PROBLEMA VOLTOU A OCORRER.

SOLUÇÃO: TROCA DO SENSOR MAP POR UM NOVO E ORIGINAL.

FOTO DE UM SENSOR MAP.