AO PROPRIETÁRIO DO VEICULO AO CHEGAR NA OFICINA FOI LOGO FANDO; O MEU CARRO PERDE A POTÊNCIA! QUANDO EU LIGO O AR CONDICIONADO E COLOCO O BOTÃO DA VENTILAÇÃO NO MÁXIMO!
ENTÃO PEDI QUE DEIXASSE O VEICULO NA OFICINA PARA QUE EU PUDESSE FAZER UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO. QUANDO EU ABRI O CAPÔ DO MOTOR FUI DIRETO NA BATERIA., MÁS PORQUE EU FIZ ISTO? PELO RELATO QUE EU ACABARA DE ESCUTAR DO PROPRIETÁRIO, QUE QUANDO ELE LIGAVA O AR E A VENTILAÇÃO NA POSIÇÃO MÁXIMA. QUANDO O CONDUTOR DE UM VEICULO EQUIPADO COM AR CONDICIONADO ACIONA O BOTÃO DO AR , É EXIGIDO DA BATERIA UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE CORRENTE (AMPERE) E UMA (TENSÃO) DE 12 VOLTS.
A BATERIA DESEMPENHA MAIS DE UMA FUNÇÃO. A PRIMEIRA É ACUMULAR A ENERGIA PRODUZIDA PELO O ALTERNADOR; A SEGUNDA É SERVIR DE ESTABILIZADOR PARA QUE NÃO HAJA QUEDA DE TENSÃO E CORRENTE QUANDO FOR EXIGIDA UMA FORTE DEMANDA DE CORRENTE.
SE POR ACASO UMA BATERIA ESTIVER RUIM OU FORA DA ESPECIFICAÇÃO DE FÁBRICA, (SUA AMPERAGEM) CERTAMENTE FARÁ O ALTERNADOR TRABALHAR NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE E TENSÃO PARA QUE SEJA SUPRIMIDA A DEMANDA DE CARGA.
BOM! VOLTANDO. FUI DIRETO A BATERIA E PARA A MINHA NÃO SURPRESA!
DEI DE CARA COM UMA BATERIAZINHA MIXURUCA DE 45HA (AMPERES). PUTS...
NO CASO QUANDO O AR CONDICIONADO ERA ACIONADO E PRECISAVA DE MAIS CORRENTE (AMPERAGEM) A BATERIA ARRIAVA E CHEGAVA ATÉ A FERVER. ENTÃO AO MEDIR A CORRENTE GERADA PELO ALTERNADOR PUDE CONSTATAR COM UM AMPERÍMETRO QUE O ALTERNADOR ESTAVA NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE.
QUANDO UM ALTERNADOR TRABALHA EM SEU PICO MÁXIMO DE PRODUÇÃO DE CORRENTE, O MESMO FICA MUITO PESADO PARA GIRAR, E COMO O ALTERNADOR É ACIONADO PELA CORREIA DE SERVIÇO TOCADA PELO MOTOR PRINCIPAL, QUE ACABA POR PERDER POTENCIA QUANDO EM DESLOCAMENTO COM AR CONDICIONADO LIGADO.
SOLUÇÃO:
TROCA DA BATERIA DE 45HA (AMPERES) POR UMA DE 60HA (AMPERES ) DE PREFERÊNCIA 1° LINHA.
TAMBÉM FOI TROCADO O FILTRO DE AR QUE ESTAVA MUITO SUJO. DEPOIS DA MANUTENÇÃO O CARRO SE MOSTROU SATISFATÓRIO NOVAMENTE.
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