sábado, 29 de novembro de 2014

Troca válvula equalizadora do freio traseiro do sandero






Neste post , quero mostrar aos amigos mecânicos e proprietários, como trocar a válvula equalizadora do freio traseiro.

Quando houver  a necessidade da troca da válvula equalizadora de pressão do freio traseiro, deve-se observar a sequência de sangria; começando sempre pela roda mais distante do cilindro mestre; neste veiculo o sistema de freio e do tipo diagonal ou cruzado, então deve-se sangrar a roda traseira direita e depois a roda dianteira esquerda, após, deve-se sangrar a roda traseira esquerda e depois a roda dianteira direita. Feito o rodízio de sangria nas rodas, deve-se sangrar a válvula equalizadora do freio traseiro; Na parte superior da válvula (quando instalada) encontra-se dois tampões tipo chave allen sextavado (10mm ) solte os tampões um de cada vez até sair liquido de freio e certifique-se de que não haja mais no seu interior, pois se houver ar na válvula, o pedal irá ceder. Observe as fotos abaixo.


Após a sangria da válvula, deve-se repetir o procedimento inicial de sangria das rodas.

Use liquido de freio DOT 4 OU DOT 5.




sábado, 4 de outubro de 2014

Reparando a bomba de direção hidráulica

 Mostraremos abaixo através das fotos, de como fazer a limpeza da bomba da direção hidráulica do Peugeout 206; lembrando á todos que; de um modo geral , as bombas de direções hidráulicas são muito parecidas internamente, então esta dica dará um panorama de como são as bombas na sua funcionalidade.


Remova a bomba; Após retire a polia (foto,1 e 2)



Em seguida, remova os parafusos que unem as duas metades da carcaça. (foto 3 e 4)




Após a abertura da carcaça, retire a placa de encosto e a mola, logo em seguida retire as palhetas de torque, o cilindro  e o rotor que está alojado sobre o eixo. (foto 5, 6, 7,8,9,10, 11)













Vire a carcaça , remova a base da polia com o auxilio de uma prensa hidráulica e em seguida retire o grampo sobre o rolamento da polia , retire o eixo pela parte frontal da carcaça . Ao prensar o eixo , sairá também o retentor que se encontra logo abaixo do rolamento. foto (12,13,14)






Agora faça uma limpeza em todos os componente da bomba para não deixar areia ou qualquer intempérie no interior da bomba, troque o retentor para reparar o vazamento de fluido e troque o rolamento do mancal se necessário.  após proceda a montagem com o processo inverso da desmontagem. Pronto a bomba da direção hidráulica está pronta para ser instalada no veiculo. coloque o fluido na caneca e após gire a direção para ambos os lados; faça este procedimento pelo aos menos três vezes para que o ar contido no sistema seja expelido através da caneca; após feche a caneca do fluido e ligue o motor do veiculo e torne a girar a direção em ambos os sentidos. Certamente se ouvirá um zumbido que logo em seguida irá diminuir de intensidade e irá sumir. 

Dúvidas: paulofurtado1@hotmail.com

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

COMO FAZER O TESTE EM MÓDULOS DE IGNIÇÃO NA BANCADA

ESTA DICA É MUITO IMPORTANTE PARA UM BOM DIAGNÓSTICO. DEVEMOS SABER DEFINIR UM SINAL  DE REFERÊNCIA QUE VAI ALIMENTAR O MÓDULO DE IGNIÇÃO (CAIXINHA) . É COMUM O PROFISSIONAL AUTOMOTIVO SE CONFUNDIR E TROCAR A CAIXINHA E PROBLEMA PERSISTIR, OU SEJA ;  ELE TROCA A CAIXINHA E MESMO ASSIM NÃO SAI FAISCAS NA BOBINA DE IGNIÇÃO, O FATO É QUE EXISTE  VÁRIOS TIPOS DE SINAIS QUE PODEM SER USADO EM VÁRIOS AUTOMÓVEIS. SÃO ALGUNS DELES; SINAL DE ONDA QUADRADA , ONDA SENOIDAL E DENTE DE SERRA ETC.

QUANDO TROCAMOS UM MÓDULO QUE POR EXEMPLO USA  UM  SINAL DO TIPO HALL E TROCAMOS ESTE MÓDULO POR UM  MÓDULO QUE USA UM SINAL DO TIPO INDUTIVO, CERTAMENTE O VEICULO NÃO FUNCIONARÁ, PORQUE O MÓDULO NOVO NÃO CONSEGUIRÁ AMPLIFICAR O SINAL QUE CHEGA ATÉ ELE PELO FATO DE INCOMPATIBILIDADE ENTRE O SINAL GERADO E O SINAL NECESSÁRIO (CORRETO). ENTÃO VAMOS ATENTAR PARA ESTES DETALHES PARA QUE NÃO SEJA FEITO UM DIAGNÓSTICO ERRADO DA PEÇA NOVA, ACHANDO QUE A PEÇA NOVA ESTÁ COM DEFEITO. ASSISTA AOS VÍDEOS QUE DETALHAM  MELHOR ESTE TEXTO DE APOIO.CORDIAL ABRAÇO.

LINK PARA O VÍDEO 1. http://youtu.be/A4IeKyt_1mU
LINK PARA O VÍDEO 2.http://youtu.be/AWKwnTKaC6w

INSTRUTOR E IDEALIZADOR .

 PAULO FURTADO

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FOX 1.0 8V 2010 FALHA E LUZ DA INJEÇÃO ACESA




O VEICULO CHEGOU NA OFICINA RODANDO, MÁS ESTAVA COM UMA FALHA TÍPICA DE VELA OU CABO DE VELAS OU BOBINA. AO ANALISAR O VEICULO O SCANNER, NOTOU-SE QUE REGISTRAVA UMA FALHA NA LINHA DE PULSO DA IGNIÇÃO DO CILINDRO N°4.
FOI TESTADO COM UM MULTÍMETRO A BOBINA  DE IGNIÇÃO QUE SE MOSTROU OK!
TAMBÉM FOI ANALISADO AS VELAS QUE ESTAVAM EM BOAS CONDIÇÕES, PORÉM OS CABOS DE VELAS ESTAVAM  COM BOA RESISTÊNCIA, MÁS COM FUGA DE CENTELHA PELA SUA ISOLAÇÃO. NESTE VEICULO COM SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA É POSSÍVEL DETECTAR FUGA DE CORRENTE, POIS A FUGA DE ALTA TENSÃO GERA UM EFEITO DE CAMPO QUE É ABSORVIDO PELO CHICOTE DA PRÓPRIA BOBINA QUE O ENVIA ATÉ A CENTRAL QUE ENTENDE COMO DEFEITO NA LINHA DE IGNIÇÃO. É PRECISO OBSERVAR BEM O DEFEITO, POIS O SINTOMA É MUITO PARECIDO COM BOBINA EM CURTO OU FUGA . SE O DIAGNÓSTICO NÃO FOR PRECISO, FARÁ COM QUE O PROFISSIONAL FAÇA UM DIAGNÓSTICO ERRADO, POIS UMA BOBINA DESTE MODELO GIRA EM TORNO DE R$ 400,00 REAIS. MUITO CUIDADO NA HORA DE ANALISAR!
SOLUÇÃO DO DEFEITO: TROCA DOS CABOS DE VELAS DE 1° LINHA. E RESET DA LUZ DA INJEÇÃO.
CORDIAL ABRAÇO, PAULO FURTADO

TEMPRA 2.0 8V / MUITO LOUCO



ESTE VEICULO , CHEGOU NA OFICINA PUXADO. LOGO QUE PUDE FUI ANALISAR O BICHO... E TAVA UMA LOUCURA! QUANDO LIGAVA A MARCHA LENTA SUBIA ,OXILAVA PARA BAIXO APAGAVA,PISCAVA A LUZ DA INJEÇÃO, BATIA OS RELÉS DA INJEÇÃO E O DA BOMBA. FOI TROCADO O SENSOR DE ROTAÇÃO QUE PODIA ESTAR COM DEFEITO INTERMITENTE, O TAL OSMAR... (OS MAR CONTATOS) RSRS. FOI ANALISADO O CHICOTE E ATERRAMENTOS. LOGO EM SEGUIDA  FOI ANALISADO POR UM SCANNER QUE NÃO CONSEGUIU COMUNICAÇÃO COM O MÓDULO ( UCE ) . SISTEMA MAGNETIC MARELLI IAW G6/7

SOLUÇÃO DO PROBLEMA: TROCA DA CENTRAL ( UCE ) QUE ESTAVA COM DEFEITO.