domingo, 17 de fevereiro de 2013

DICA 3: LOGAN 1.0 16V FLEX 2010 / PRISMA 1.4 8V 2010

VEICULO COM FALHA E EXPLOSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO.
O PROPRIETÁRIO DO VEICULO RELATOU QUE APÓS ENCHER O TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM GASOLINA ADITIVADA E  TER SAÍDO EM VIAGEM E QUE APÓS ALGUMAS DEZENAS DE QUILÔMETROS RODADOS, O VEICULO COMEÇOU A ENGASGAR E EM BAIXA ROTAÇÃO ESTAVA ACONTECENDO UMAS EXPLOSÕES NO MOTOR; ENTÃO ELE SE DIRIGIU ATÉ UM POSTO DE COMBUSTÍVEL E REABASTECEU COM ÁLCOOL O RESTANTE DO TANQUE. APÓS TER REABASTECIDO, O PROPRIETÁRIO NOTOU UMA MELHORA NO DESEMPENHO DO VEICULO. APÓS RETORNAR DE SUA VIAGEM O MESMO DIRIGIU-SE ATÉ A MINHA OFICINA E FEZ ESTE RELATO ACIMA DESCRITO:

AO LIGAR O VEICULO DE CARA NOTEI QUE AVIA FALHA NOS CILINDROS DE FORMA ALTERNADA; PERGUNTEI AO PROPRIETÁRIO SE O MESMO AVIA  FEITO A TROCA DAS VELAS E ELE ME DISSE QUE NÃO. AO OBSERVAR A QUILOMETRAGEM DO VEICULO PERCEBI QUE ERA DE ; 49.000 KM.  ANTES DE SAIR TROCANDO QUALQUER COISA OU SCANEAR O VEICULO, TRATEI  DE ANALISAR AS VELAS E PUDE OBSERVAR QUE AS MESMAS ESTAVAM DESGASTADAS E COM MUITO ÓXIDO NOS SEUS ELETRODOS QUE CERTAMENTE  ESTAVAM EM CURTO CIRCUITO ATRAVÉS DA PORCELANA DE ISOLAMENTO. HAVIA UM FORTE CHEIRO DE SOLVENTE NA VELA, CERTAMENTE POR COMBUSTÍVEL ADULTERADO.

O CASO DAS EXPLOSÕES, ERAM ORIUNDAS DO COLETOR DE ADMISSÃO. O FATO OCORRIA  PELA FALTA DE COMBUSTÍVEL NA CÂMARA DE EXPLOSÃO?
SIM! POR FALTA NA CÂMARA! E PORQUE? PORQUE NO MOMENTO EM QUE HAVIA A FALHA DAS VELAS O COMBUSTÍVEL QUE ESTAVA NA CÂMARA PARA SE QUEIMADO, SAIU PELA DESCARGA; AO CHEGAR NA SONDA LAMBDA A MESMA DETECTAVA MISTURA RICA (EXCESSO DE COMBUSTÍVEL)) E INFORMAVA A CENTRAL ELETRÔNICA TAL SITUAÇÃO; AI NESTE MOMENTO A CENTRAL DA INJEÇÃO TENTAVA CORRIGIR A MISTURA CORTANDO O COMBUSTÍVEL NA PRÓXIMA FASE, ISTO FAZIA COM QUE FALTASSE COMBUSTÍVEL SUFICIENTE PARA TAL REGIME DE ROTAÇÃO DO MOTOR E FAZENDO COM QUE A CHAMA DA VELA SE PROPAGASSE ATRAVÉS DA VÁLVULA DE ADMISSÃO INDO DE ENCONTRO AO COMBUSTÍVEL QUE ESTAVA PARA SER INJETADO NOS CILINDROS.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! O MESMO DEFEITO FOI CONSTATADO EM UM VEICULO PRISMA 1.4 FLEX E QUASE O MESMO RELATO DO PROPRIETÁRIO.

SOLUÇÃO: TROCA DAS VELAS DE IGNIÇÃO POR VELAS NOVAS DE 1° LINHA




                                               FOTO DAS VELAS DO LOGAN 1.0 16 V FLEX



                                 FOTO DAS VELAS DE IGNIÇÃO PRISMA ECONOFLEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário