segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DICA 2: VEICULO CORSA 1.4 VHC 2010 FALTA DE POTÊNCIA AO LIGAR O AR CONDICIONÁDO

AO  PROPRIETÁRIO DO VEICULO AO CHEGAR NA OFICINA FOI LOGO FANDO; O MEU CARRO PERDE A POTÊNCIA! QUANDO EU LIGO O AR CONDICIONADO E COLOCO O BOTÃO DA  VENTILAÇÃO NO MÁXIMO!

ENTÃO PEDI QUE DEIXASSE O VEICULO NA OFICINA PARA QUE EU PUDESSE FAZER UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO. QUANDO EU ABRI O CAPÔ DO MOTOR FUI DIRETO NA BATERIA., MÁS PORQUE EU FIZ ISTO? PELO RELATO QUE EU ACABARA DE ESCUTAR DO PROPRIETÁRIO, QUE QUANDO ELE LIGAVA O AR E A VENTILAÇÃO NA POSIÇÃO MÁXIMA.  QUANDO O CONDUTOR DE UM VEICULO EQUIPADO COM AR CONDICIONADO ACIONA O BOTÃO DO AR , É EXIGIDO DA BATERIA UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE CORRENTE (AMPERE) E UMA (TENSÃO) DE 12 VOLTS.

A BATERIA DESEMPENHA MAIS DE UMA FUNÇÃO. A PRIMEIRA É ACUMULAR A ENERGIA PRODUZIDA PELO O ALTERNADOR; A SEGUNDA É SERVIR DE ESTABILIZADOR PARA QUE NÃO  HAJA QUEDA DE TENSÃO E CORRENTE QUANDO FOR EXIGIDA UMA FORTE DEMANDA DE CORRENTE.

SE POR ACASO UMA BATERIA ESTIVER RUIM OU FORA DA ESPECIFICAÇÃO DE  FÁBRICA, (SUA AMPERAGEM)  CERTAMENTE FARÁ O ALTERNADOR TRABALHAR NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE E TENSÃO PARA QUE SEJA SUPRIMIDA A DEMANDA DE CARGA.

BOM! VOLTANDO. FUI DIRETO A BATERIA E PARA A MINHA NÃO SURPRESA!
DEI DE CARA COM UMA BATERIAZINHA MIXURUCA DE 45HA (AMPERES). PUTS...
NO CASO QUANDO O AR CONDICIONADO ERA ACIONADO E PRECISAVA DE MAIS CORRENTE (AMPERAGEM) A BATERIA ARRIAVA E CHEGAVA ATÉ A FERVER. ENTÃO AO MEDIR  A CORRENTE GERADA PELO ALTERNADOR PUDE CONSTATAR COM UM AMPERÍMETRO  QUE O ALTERNADOR ESTAVA NA SUA PRODUÇÃO MÁXIMA DE CORRENTE.

QUANDO UM ALTERNADOR TRABALHA EM SEU PICO MÁXIMO DE PRODUÇÃO DE CORRENTE, O MESMO FICA MUITO PESADO PARA GIRAR, E COMO O ALTERNADOR É ACIONADO PELA CORREIA DE SERVIÇO TOCADA PELO MOTOR PRINCIPAL, QUE ACABA POR PERDER POTENCIA QUANDO EM DESLOCAMENTO COM AR CONDICIONADO LIGADO.

SOLUÇÃO:

TROCA DA BATERIA DE 45HA (AMPERES) POR UMA DE 60HA (AMPERES ) DE PREFERÊNCIA 1° LINHA.

TAMBÉM FOI TROCADO  O FILTRO DE AR QUE ESTAVA MUITO SUJO. DEPOIS DA MANUTENÇÃO O CARRO SE MOSTROU SATISFATÓRIO NOVAMENTE.








Nenhum comentário:

Postar um comentário