terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DICA 5 : PALIO FIRE 1.0 8V SEM COMPRESSÃO

O VEICULO CHEGOU NA OFICINA EM UM CAMINHÃO GUINCHO  POIS O MESMO ESTAVA COM O MOTOR SEM COMPRESSÃO. AO ANALISAR A CAUSA DA FALTA DE COMPRESSÃO, NOTEI QUE AS VÁLVULAS DE DESCARGA ESTAVAM TORTAS EM FUNÇÃO DE GOLPES QUE RECEBERAM DOS PISTÕES. AO ANALISAR A CORREIA DENTADA, A MESMA ESTAVA INTACTA SEM QUEBRAS OU FALTANDO DENTES. AO ABRIR A TAMPA DE VÁLVULAS  PARA UMA AVALIAÇÃO, NOTEI QUE O EIXO DO COMANDO ESTAVA TOTALMENTE SECO SEM LUBRIFICAÇÃO; ENTÃO PROCEDI A DESMONTAGEM DO EIXO DO COMANDO PARA ANALISE. APÓS A REMOÇÃO DO EIXO DO COMANDO, EU PUDE VER QUE O DUTO AUXILIAR DO ÓLEO; ESTAVA TOTALMENTE ENTUPIDO E ISTO NÃO DEIXAVA O ÓLEO CHEGAR AOS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO E AOS CÂMES. E CONSEQUENTEMENTE AO TUCHOS. POR CAUSA ESTE ENTUPIMENTO OS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO FUNDIRAM-SE E ISTO FEZ O EIXO PARAR.; AO PARAR O EIXO, A (POLIA) QUE É TRACIONADA PELA CORREIA DENTADA CORREU!... ESTA SITUAÇÃO FEZ CORRER TAMBÉM O PONTO DE MONTAGEM NO EIXO DO COMANDO; QUE NESTE MODELO DE MOTOR NÃO USA CHAVETA  NO EIXO DO COMANDO PARA TRAVAR A POLIA, ESTA SITUAÇÃO LEVOU A INTERFERÊNCIA DOS PISTÕES JUNTO AS VÁLVULAS DE DESCARGA.

NESTE CASO O PROPRIETÁRIO TEVE UM POUCO DE SORTE. QUANDO AS VÁLVULAS ENTORTARAM O MOTOR PAROU E ISTO FEZ COM QUE O DANO AO EIXO DO COMANDO NÃO FOSSE FATAL.

SOLUÇÃO: LIMPEZA OU TROCA DO DUTO DE LUBRIFICAÇÃO JUNTO AOS MANCAIS DO EIXO DO COMANDO. ESTE PROBLEMA NÃO FAZ ACENDER A LUZ DO ÓLEO!




DUTO DE LUBRIFICAÇÃO FIXADO POR TRÊS PARAFUSOS NOS MANCAIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário