segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DICA 1: PALIO FIRE 1.0 8V ANO 2004

 O VEICULO CHEGOU EM MINHA OFICINA COM UMA PANE INTERMITENTE.
DE VEZ EM QUANDO O VEICULO CORTAVA A SUA FORÇA COMO SE FOSSE
FALTA DE COMBUSTÍVEL, AS VEZES ATÉ O MOTOR MORRER. QUANDO SOLICITADA A  PARTIDA O MOTOR ATÉ PEGAVA; MÁS NÃO LEVANTAVA A ROTAÇÃO QUANDO SE PISAVA NO ACELERADOR.

 O VEICULO JÁ HAVIA PASSADO EM OUTRAS OFICINAS, ONDE TROCARAM PEÇAS E NÃO OBTIVERAM SUCESSO. FAÇO ESTE TIPO DE OBSERVAÇÃO PARA QUE VOCÊS QUE ESTÃO ENTRANDO NO RAMO DE REPARAÇÃO OU MESMO AQUELES PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM  NO RAMO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA. TENHAM MUITO CUIDADO  NA HORA DE FAZER O DIAGNÓSTICO! PARA NÃO TROCAR PEÇAS SEM A DEVIDA NECESSIDADE.


QUANDO COMECEI O DIAGNÓSTICO  DO VEICULO; VI QUE JÁ HAVIAM TROCADO MUITAS PEÇAS COMO; CORPO DA BORBOLETA , ONDE SE ENCONTRA O ATUADOR DE MARCHA LENTA E TAMBÉM O POTENCIÔMETRO DA BORBOLETA (SENSOR); TAMBÉM TROCARAM O FILTRO DE COMBUSTÍVEL, BOMBA DE COMBUSTÍVEL , REGULADOR DE PRESSÃO.

AO FAZER UM TESTE DE PISTA NOTEI QUE SE TRATAVA DE FALTA DE COMBUSTÍVEL ; MÁS NÃO ERA FALTA DE COMBUSTÍVEL NO TANQUE E NEM TÃO POUCO NA LINHA DE PRESSÃO E VAZÃO QUE SAI DO TANQUE E VAI ATÉ O MOTOR; E SIM NOS BICOS INJETORES.

AO INSPECIONAR  O SENSOR PRESSÃO ABSOLUTA (MAP) NOTEI QUE O MESMO ESTAVA CONTAMINADO COM RESÍDUO DE ÓLEO ORIUNDO DO RESPIRO DOS VAPORES DE ÓLEO QUE CHEGA NA ADMISSÃO ATRAVÉS  DE UMA MANGUEIRA, QUE LIGA A TAMPA DE VÁLVULAS À ADMISSÃO ONDE ESTÁ ALOJADO O SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA (MAP) . O RESÍDUO DO ÓLEO LUBRIFICANTE EM CONTATO COM O  SENSOR MAP NÃO DEIXA O SENSOR TRABALHAR DIREITO.

 ISTO FAZ COM QUE O SENSOR MAP PASSE UMA INFORMAÇÃO ERRADA PARA O MÓDULO DE INJEÇÃO (UCE) FAZENDO COM QUE A MESMA FAÇA CÁLCULOS ERRADOS PODENDO ENRIQUECER A MISTURA AR COMBUSTÍVEL OU EMPOBRECER A MISTURA. NO CASO DO DEFEITO ACIMA DESCRITO ERA EMPOBRECIMENTO DA MISTURA FAZENDO COM QUE HOUVESSE  EM DETERMINADOS MOMENTOS O CORTE TOTAL DO COMBUSTÍVEL NOS BICOS INJETORES.

AINDA FOI FEITO UMA LIMPEZA DO SENSOR MAP COM DESCARBONIZANTE , EM UM INSTANTE PENSEI QUE HAVIA RECUPERADO O SENSOR MAP QUE POR  UMAS HORAS RESPONDEU A ACELERAÇÃO, MÁS LOGO O PROBLEMA VOLTOU A OCORRER.

SOLUÇÃO: TROCA DO SENSOR MAP POR UM NOVO E ORIGINAL.

FOTO DE UM SENSOR MAP.


















6 comentários:

  1. Show de bola a sua informação!!! Continue assim que os amigos de plantão agradecem!

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  2. muito boa sua informação,só gostaria que você mostrasse em vídeo,onde fica situado este sensor no motor fire 2008.

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  3. Gostaria que respondesse o porque de estar molhando o sensor de oleo!

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  4. Muito bom,o meu palio oscila a marcha lenta,sera que é o sensor map?

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    1. amigo, meu carro é um palio fire 2004 e também estava oscilando na lenta, no meu caso eu fiz limpeza do corpo de borboleta (também conhecido como TBI) e deu certo, o carro ficou certinho, mas meu sensor map também estava ruim,só percebi isso quando ligava o ar condicionado e o mesmo só começava a gelar quando eu pisava no acelerador. Depois do sensor map novo e o corpo de borboleta limpo meu palio ficou ótimo no desempenho.

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